Instalando o Portainer em Docker

O Portainer é uma ferramenta de criação de container de Docker que simplifica o processo de gerenciamento. Com o Portainer, você pode gerenciar containers e aplicações com facilidade sem precisar de conhecimentos técnicos avançados em Docker. Este artigo aborda como instalar o Portainer em Docker usando Docker Compose.

Primeiro, crie um volume de Docker para armazenar os dados do Portainer executando o seguinte comando Docker:

docker volume create portainer_data

Este comando cria um volume chamado ‘portainer_data’ para armazenar os dados do Portainer.

Em seguida, pode usar o seguinte comando para criar um container com o Portainer:

docker run -d -p 8000:8000 -p 9443:9443 -p 9000:9000 --name portainer \
   --restart=always \
   -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock \
   -v portainer_data:/data \
   portainer/portainer-ce:latest

Substitua /var/run/docker.sock pelo caminho para o socket do Docker do seu sistema operativo. Este arquivo define o ambiente e as configurações necessárias para o Portainer funcionar corretamente. Neste exemplo está com o caminho normalmente usado em Linux.

Isso iniciará o Portainer no ambiente definido no arquivo docker-compose.yml. Após iniciar o Portainer, você pode acessá-lo no endereço http://localhost:9000 no seu navegador de web. Ou seja, você pode criar containers e aplicações na sua máquina local com o Portainer.

Explicando em mais detalhe os comandos usados neste comando:

-d permite que o Docker execute o container de forma desvinculada, evitando que a janela de terminal fique bloqueada imediatamente após o início do container.

-p mapeia os portos de rede 8000, 9443 e 9000 do seu host para os correspondentes portos do seu container. Isso permite que o seu container escute nas portas para conexões entrantes de seu hospedeiro ou de outros containers na sua rede.

-v monta o socket de controle do Docker do seu host no container em /var/run/docker.sock, permitindo que o Portainer tenha acesso à API do Docker do seu host para exibir informações sobre o seu ambiente do Docker e realizar ações diretamente, como iniciar containers ou para as configurações do Docker do seu host. Também monta o diretório de dados do seu host portainer_data no diretório /data do seu conteiner, permitindo que o Portainer salve dados lá como arquivos de configuração ou logs para o seu ambiente de Docker.

–name atribui ao container um nome que neste caso é portainer. Esse nome pode ser usado em outros comandos Docker como docker exec portainer comando ou docker logs portainer para se referir ao container pelo seu nome em vez de seu número de ID longo.

–restart=always informa o Docker que o container deve sempre ser reiniciado se parar por qualquer razão. Isso garante que o container fique ativo mesmo se acontecer algo de errado.

Fazer a atualização do Portainer

Para atualizar o Portainer criado com o Docker Compose, deve parar e remover o container antigo do Portainer com os seguintes comandos do Docker Compose:

docker-compose stop portainer  
docker-compose rm portainer  

Em seguida, necessita de fazer o download da imagem mais recente do Portainer e iniciar o novo container com os seguintes comandos Docker Compose:

docker-compose pull  
docker-compose up -d  

O comando docker-compose pull baixa a imagem mais recente do Portainer do Docker Hub. O comando docker-compose up -d inicia o container do Portainer no ambiente definido no arquivo docker-compose.yml. Isso atualizará o Portainer para a versão mais recente disponível no Docker Hub.